Nossa História

No Brasil, o fomento à inovação como estratégia para modernização e melhoria do setor público tem recebido do Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) especial atenção. Tanto tem sido assim que, em março de 2016, o órgão assinou um Memorando de Entendimento com o Ministério dos Negócios e Crescimento da Dinamarca, com o objetivo de desenvolver iniciativas para aumentar a eficiência e a transparência do serviço público. Esse documento previa a estruturação, no governo federal brasileiro, de um espaço para a exploração de ferramentas e intervenções de suporte e fomento a processos inovadores no setor público a partir da troca de experiências e atividades de aprendizagem com o corpo técnico do laboratório dinamarquês MindLab, criado em 2002. Essa foi a gênese do GNova - Laboratório de Inovação em Governo.

Não demorou para que a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), um órgão da Administração Indireta ligado ao MPDG, fosse considerada o local mais adequado para a instalação desse novo espaço. A escolha da Enap sinalizava a importância de disseminação de novos métodos e do desenvolvimento de experiências inovadoras na formação de capacidade estatal. Em 17 de agosto de 2016 era então inaugurado o GNova como uma iniciativa pioneira na Administração Pública Federal brasileira.

A parceria estratégica do GNova com o MindLab e com o MPDG permanece até hoje e, progressivamente, a Enap assumiu cada vez mais protagonismo na gestão do Laboratório. Outras parcerias estratégicas também foram estabelecidas no plano doméstico e convém destacar duas que representaram importante marco no processo de estruturação e institucionalização do GNova:

(i) A cooperação com a Rede InovaGov, uma ação coordenada pela Secretaria de Gestão do MPDG com a finalidade de promover a adoção de práticas inovadoras no âmbito governamental;

(ii) A atuação do GNova como unidade de apoio técnico do Comitê Executivo do Conselho Nacional para a Desburocratização - Brasil Eficiente, que atribuiu ao Laboratório importante papel no assessoramento e suporte à Casa Civil da Presidência da República no aperfeiçoamento dos serviços públicos prestados ao cidadão.

Desde que o GNova foi instituído, já foram mais de 20 projetos desenvolvidos com diversas instituições da Administração Pública Federal. Essa parte da história é melhor contada graficamente e, por ocasião da celebração dos 2 anos do laboratório em agosto de 2018, preparamos uma linha do tempo com nossos principais projetos. Confira abaixo e, se desejar mais informações sobre qualquer um deles, visite nossa página Projetos: