Investigação na Central de Atendimento da ANVISA

Em 2017, a Enap recebeu uma demanda da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e firmaram parceria com o objetivo de desenvolver uma cultura de inovação no ambiente corporativo, bem como de capacidades técnicas e gerenciais para a implementação e gestão de projetos inovadores pela agência.

O projeto desenvolveu-se por meio de um conjunto de ações organizadas em três eixos: geração de capacidades institucionais de inovação; apoio ao desenvolvimento de projetos de inovação e produção de material de suporte a inovação.

No eixo de geração de capacidades institucionais de inovação foram realizadas capacitações nas áreas de design sprint, design etnográfico, insights comportamentais e apresentações de projetos de inovação. Como destaque, no eixo de apoio ao desenvolvimento de projetos de inovação, realizou-se pesquisa etnográfica junto ao setor regulado que teve como uma das entregas um mapa de insights de oportunidades de inovação nos serviços de atendimento ao setor regulado e na organização do site da agência;

No eixo de produção de material de suporte a inovação, foram produzidos vídeos didáticos para atividades de sensibilização sobre inovação no setor público; guias de facilitação para design thinking e design sprint no setor público e kits de ferramentas para design thinking e design sprint no setor público.

A parceria teve como resultado final a criação do lab-I Visa, um laboratório de ideias da Anvisa, responsável pelo desenvolvimento da estratégia de inovação da agência.

Parceiro (s):
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Período:
outubro de 2016 a dezembro de 2018


Palavras-chaves:
design thinking; pesquisa etnográfica; insights comportamentais; cultura de inovação; capacitação;