Transformação Digital do Diário Oficial da União

Como parte de um esforço nacional de modernização e desburocratização, muitos serviços públicos brasileiros tornaram-se digitais nos últimos anos. Um caso importante de digitalização foi a transição do DOU (Diário Oficial da União), veículo de comunicação oficial para todas as questões federais, do formato impresso para o formato exclusivamente digital em novembro de 2017. Na transição, foi necessário entender as necessidades dos usuários e identificar novas oportunidades de inovação no que diz respeito à busca de informações oficiais.

Uma equipe conjunta da Imprensa Nacional, Casa Civil e GNova mapearam os principais atores envolvidos no processo e realizaram uma série de entrevistas e observações, coletando histórias, insights e melhores práticas para o Diário Oficial digital. Era preciso, então, conversar com os usuários do DOU para entender como faziam suas buscas de informações oficiais e quais eram as suas principais dificuldades.

Foram entrevistados: gestores públicos dos Poderes Executivo (administração direta e agências), Legislativo e Judiciário, de áreas ligadas à informação e comunicação, como também os que faziam buscas no DOU com menos frequência; usuários esporádicos; jornalistas da Empresa Brasileira de Comunicação e de mídias tradicionais; empresa privada ligada à organização e divulgação de informação; e associação de pessoas com deficiência visual.

O produto do projeto com o GNova foi um documento que descreve insights sobre as formas de uso atuais do DOU, além de oportunidades de melhoria ou novos desenvolvimentos.

Por fim, com a disponibilização dos insights, a Casa Civil organizou uma oficina para incorporá-los na definição de temas de um hackathon (maratona de geração de ideias), que terá como objetivo desenvolver protótipos de conceitos para o DOU digital, endereçando os principais achados na pesquisa de campo com o GNova.

Parceiro (s):
Imprensa Nacional e Casa Civil

Período:
novembro de 2017 a abril de 2018


Palavras-chaves:
design; design thinking; pesquisa etnográfica; informações oficiais; D.O.U