Simples Mente

Ficha Técnica:

O Simples Mente é uma ferramenta elaborada no âmbito do GNova com o intuito de propiciar a incorporação de insights comportamentais ao desenho, implementação e avaliação de políticas públicas. Seu propósito é salientar alguns dos elementos mais robustos e potentes identificados até o momento no campo da economia comportamental e na prática de governos e organismos internacionais, de forma que possam ser enfocados no momento da formulação de uma política ou programa, tanto para apoiar o diagnóstico do problema quanto para subsidiar o aprimoramento da solução proposta.

Clique aqui para baixar o Simples Mente. 


 Como usar:

A ferramenta compreende um conjunto de cartas que abrange 12 aspectos-chave dos insights comportamentais organizados no acrônimo SIMPLES MENTE:

S IMPLIFICAÇÃO
I NCENTIVOS
M ENSAGEIRO
P RIMING
L EMBRETES E COMPROMISSOS
E MOÇÃO
S ALIÊNCIA
M ODELOS MENTAIS
E GO
N ORMAS SOCIAIS
T ENDÊNCIA PELO PADRÃO
E SCASSEZ

 

Cada “letra” do simplesmente gera quatro tipo de cartas (com cores diferentes).

  • Referências (vermelho): descreve de forma direta e acessível os principais conceitos relacionados àqueles aspectos-chave.
  • Insights (amarelo): apresenta reflexões como possíveis pistas para ampliar a compreensão de servidores ou usuários sobre sua interação com um dado programa ou serviço.
  • Exemplos (azul): experiência de aplicação daquele elemento em um programa ou serviço concreto.
  • Aplicações (verde): sugestões de possíveis aplicações em contextos específicos.

 


Concepção e desenvolvimento: Antonio Claret Campos Filho

Design Gráfico: Amanda Martins

É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). 

 

Parceiro (s):
Antonio Claret Campos Filho; Amanda Martins

Período:
Abril de 2019


Palavras-chaves:
Insights Comportamentais