Enaprender

Focada em colaborar com a melhoria do serviço público, a Enap prima constantemente pela qualidade de seus cursos e serviços e buscando sempre ampliar a disseminação de conhecimento. Há um grande empenho das equipes em trazer e oferecer o que há de melhor no Brasil e no mundo para nossos alunos. Nesse contexto, um desafio transversal para Escola é diminuir a evasão ou o não comparecimento nos cursos e eventos.

Colaboramos com a Enap, no âmbito do Programa Enaprender e do PACE, na busca por caminhos para enfrentar o desafio. Para isso, utilizamos a ferramenta SIMPLES MENTE, que trabalha a aplicação da economia comportamental ao desenho, implementação e avaliação de políticas públicas e programas governamentais, tudo isso de uma forma ativa e engajadora.

“Como podemos entender melhor essa situação com o uso de insights comportamentais?"

Situação-Problema: Muitas pessoas se inscrevem em atividades da Enap e não comparecem no dia, ou não concluem o curso em que se inscreveram, gerando problemas de logística, desperdício de recursos, frustração das equipes, de pessoas que não conseguiram se inscrever e de palestrantes convidados.

Para a Economia Comportamental, as pessoas (tanto os cidadãos usuários das políticas como servidores) muitas vezes não decidem como agentes racionais.

A Ferramenta Simples Mente é um game utilizado para trabalhar a aplicação de aspectos da economia comportamental para a geração de insights (compreensão dos problemas) e de possíveis soluções. 

Parceiro (s):
DEC; DFSC; ASCOM; DGI; DPP; DIGC

Período:


Palavras-chaves:
evasão; enaprender; simples mente