Aperfeiçoamento do Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF)

O Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF), administrado pelo Ministério do Planejamento e em funcionamento desde 1995, foi criado para viabilizar o cadastramento de fornecedores de materiais e serviços interessados em participar de licitações e contratações com Administração Pública Federal. Em 2016, relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) apontou críticas e sugestões ao funcionamento do sistema que evidenciaram a necessidade de o Ministério realizar uma investigação mais aprofundada: o SICAF estaria facilitando ou dificultando as relações comerciais com o Governo Federal? Qual seria a real necessidade de um sistema de cadastro de fornecedores?

O projeto envolveu a aplicação de design etnográfico para coletar informações sobre a experiência dos usuários na utilização do SICAF. Foram entrevistados quatro tipos de usuários: fornecedores, unidades cadastradoras, unidades de compras e licitações e instituições parceiras, sendo aproximadamente 30 pessoas em 25 instituições (10 fornecedores, 8 unidades cadastradoras, 8 unidades de compras e licitações e 2 instituições parceiras).

Os insights geraram subsídios para apoiar ações de melhoria do sistema que já estavam em curso e também serviram como ponto de partida para a exploração de potencialidades e criação de soluções. Os subsídios gerados direcionaram os esforços para ajustes na usabilidade do sistema, digitalização de serviços, redução de custos, tanto para o Governo quanto para os fornecedores, e redução de postos de trabalho dedicados exclusivamente ao SICAF.

Parceiro (s):
Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

Período:
maio a julho/2017


Palavras-chaves:
design; pesquisa etnográfica; licitações; contratações; design thinking