sus legal

No âmbito da discussão sobre uma possível nova estrutura de financiamento e gestão para o Sistema Único de Saúde, o GNova foi demandado, pela Casa Civil, a mediação e facilitação de encontros para do tema. Estiveram envolvidos dirigentes da Casa Civil, Ministério da Saúde, Fundo Nacional de Saúde, Controladoria Geral da União, IPEA, Ministério da Fazenda e Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Inicialmente, após uma etapa de pesquisa sobre a complexa estrutura de financiamento e orçamento do SUS, foram traçadas, pelo GNova, algumas hipóteses que fundamentariam a proposta de nova estrutura de financiamento. Estas hipóteses foram elencadas a partir de um processo colaborativo com os participantes e principais stakeholders.

Ao longo do processo, foram construídos um modelo de compreensão do SUS pelos participantes não ligados, diretamente, à temática; personas chave do sistema e identificação de gargalos e oportunidades relacionadas à proposta

O projeto foi concluído com êxito ao construir uma atmosfera adequada para discussão produtiva sobre a proposta e elencar 140 pontos de atenção – agrupados em 07 grandes áreas- que foram submetidos aos dirigentes e formuladores da proposta na Casa Civil e no Ministério da Saúde.

Parceiro (s):
Ministério da Saúde e Casa Civil

Período:
junho 2017 – dezembro 2017


Palavras-chaves:
saúde; design thinking; Sistema Único de Saúde