Inovação para Inclusão Social e Produtiva Urbana

A equipe da Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Urbana do Ministério da Cidadania desenvolveu projeto de inovação, em parceria com a equipe do GNova, com o objetivo de investigar o problema da inclusão social e produtiva urbana e propor soluções para enfrentamento dos desafios evidenciados junto à população de baixa renda do país.

Foram 212h de trabalho entre oficinas e atividades presenciais desenhadas a partir da abordagem do design thinking. O projeto teve início com uma intensa pesquisa de campo, mais de 50 entrevistas, com aplicação de design etnográfico em 6 cidades do Brasil para entender de perto e trabalhar o problema da inclusão produtiva urbana. Além do protótipo de uma política de apoio ao empreendedorismo, a equipe chegou ao final do projeto com vários aprendizados, insights e compromisso renovado para continuar trabalhando no enfrentamento do desafio.

Os principais produtos gerados durante o projeto foram: conjunto de insights (oportunidades de intervenção e inovação) gerados a partir das necessidades e percepções observadas na pesquisa de campo; conceitos de soluções para enfrentamento de desafios relacionados ao mercado formal e ao empreendedorismo; blueprint¹ e marco lógico² de um serviço de qualificação profissional voltado para a população de baixa renda, em especial, jovens mães que estão fora da escola e do mercado de trabalho.

1 - Blueprint – Mapeamento dos pontos de contato e ações dos usuários durante o atendimento com consequente desdobramento das ações administrativas a serem realizadas pelo prestador do serviço.

2 – Marco lógico - Matriz lógica entre os impactos esperados pela aplicação da solução e os resultados a serem alcançados para enfrentamento das causas do problema com consequente detalhamento dos produtos e atividades a serem realizados.

Relatório Final

Insights

Soluções - Conceitos

Blueprint de Serviços

Modelo Lógico - Teoria da Mudança

 

Parceiro (s):
Ministério da Cidadania

Período:
Abril a agosto/2019


Palavras-chaves:
CadÚnico; inclusão produtiva; design thinking; pesquisa etnográfica