Conexões Emergentes
O GnovaLab, em parceria com a finlandesa Demos Helsinki, concebeu um projeto para desenvolvimento e teste de metodologias que melhor preparem o estado brasileiro para lidar com as transformações tecnológicas, ambientais e comportamentais que afetarão nossa realidade nos próximos 20 ou 30 anos.
Inspirado na prospecção de iniciativas inovadoras para trabalhar temas complexos em governos, o projeto direciona-se a trabalhar com as lideranças governamentais e com os processos decisórios que contemplem os desafios de longo prazo.
No que se refere às lideranças governamentais, absorvendo elementos de experiências de mentoria reversa aplicadas a lideranças, o projeto investirá no exercício de conectar líderes influentes do estado brasileiro a personalidades de renome que destaquem-se pelo pensamento inovador sobre as diversas áreas do conhecimento.
O projeto Conexões Emergentes é um exercício de pesquisa e teste de metodologias para ampliar a capacidade estatal em lidar com futuros e as incertezas inerentes a esse desafio. Contando com a expertise da Demos Helsinki, aplicaremos processos de foresight e backcasting relativamente ao tema de Agilidade Institucional, visando a apropriação das técnicas pelo GnovaLab e a formulação de proposta para ações, no presente, que direcionem o estado brasileiro a um futuro desejado nesse tema.
O projeto foi concebido em 3 fases:
- Fase 1: encontro de lideranças governamentais com provocadores, estabelecendo conexões pessoais e discussões sobre quais fenômenos podem afetar o futuro de nossa sociedade;
- Fase 2: mapeamento temático do horizonte futuro em grupos representativos: identificar como os fenômenos identificados e outros influenciarão os futuros, relativamente a determinado tema;
- Fase 3: aplicação de processos de foresight com construção de cenários e backcasting para direcionar ações do presente.