Metodologia de Avaliação

O GnovaLab, em parceria com a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), está trabalhando na elaboração de uma metodologia de avaliação de mudança comportamental dos agentes que participam dos projetos de experimentação e transformação governamental, quanto às formas de pensar e de fazer inovações em políticas públicas antes e depois da participação nos projetos.

 

A metodologia de avaliação será utilizada para subsidiar os planejamentos das atividades de experimentação e transformação governamental da Diretoria de Inovação e alimentar os indicadores da Enap; comunicar melhor os resultados dos projetos de experimentação e transformação governamental, buscando avaliar o processo de mudança comportamental dos participantes e entregar para o ecossistema de inovação pública uma proposta de metodologia de avaliação replicável.

 

O instrumento de avaliação será de fácil aplicação e replicação, apoiado no método quantitativo, contendo templates para a análise dos dados e Toolkit para a replicação da metodologia ao ecossistema de inovação.

 

Avaliar desempenho e resultados dos laboratórios de inovação, a partir da mudança comportamental dos agentes que participam de projetos de inovação, pode colaborar para: 1. apresentar os valores gerados pelos laboratórios; 

  1. legitimar as atividades dos laboratórios; 
  2. fornecer informações aos tomadores de decisão; 
  3. convencer gestores da importância desse tipo de trabalho; 
  4. tomar decisões baseadas em evidências.

GNova | Enap
ENAP Campus Asa Sul, Sala 117
SAIS Área 2A, Brasília/DF, CEP 70610-900
Telefone: +55 (61) 2020-3397
E-mail: gnova@enap.gov.br