Inovação em Certificação de competências

A equipe da Coordenação-Geral de Recrutamento, Seleção, Formação e Certificação de Competências da Enap desenvolveu projeto de inovação, em parceria com a equipe do GNova, com o objetivo de criar um modelo inovador de certificação de competências para o setor público.

O projeto foi realizado em três etapas: etapa 1 - imersão para entendimento do contexto do desafio (abril/2019); etapa 2 - pesquisa de campo envolvendo conversa com especialistas no assunto e aplicação de design etnográfico com o público-alvo (maio a junho/2019); e etapa 3 - geração de ideias e protótipos para subsidiar o desenvolvimento do modelo de certificação de competências (novembro/2019).

Na etapa de imersão foram mapeados os principais problemas relacionados à identificação e seleção de competências no setor público, atores envolvidos nesses problemas, bem como hipóteses e dúvidas iniciais para a pesquisa de campo.

Na pesquisa de campo foram realizadas conversas com especialistas em gestão por competências, gestão de pessoas e gestão de processos. Além disso, utilizando a abordagem do design etnográfico, foram realizadas entrevistas em profundidade com técnicos, gestores de equipes e gestores de pessoas de cinco instituições públicas federais. Os achados do campo, juntamente com outros dados de pesquisas secundárias, foram analisados e consolidados em um mapa de insights com três dimensões: a) entendimentos mais relevantes sobre competências e certificação; b) condições a serem consideradas para adesão e interesse do público em processos de certificação; e c) oportunidades de inovação em certificação de competências no setor público, que foram consideradas como insumos prioritários para a etapa seguinte. 

 

Na etapa de ideação foram levantadas ideias para o processo de certificação de competências, em especial, para a etapa de avaliação e também foram gerados dois protótipos: um jogo para avaliar competências socioemocionais denominado de “O Acordo”; e o conceito de uma plataforma digital para avaliar competências a partir de pontuações em cursos, testes e indicações de referências denominada de “Rekoni”.

 

Relatório 1 – Etapa de imersão

Relatório 2 – Etapa de pesquisa de campo e geração de insights

Mapa de insights

Relatório 3 – Etapa de ideação

Parceiro (s):
Coordenação-Geral de Recrutamento, Seleção, Formação e Certificação de Competências da Enap

Período:
Abril a Junho/2019


Palavras-chaves:
certificação de competências; servidores públicos; design thinking; pesquisa etnográfica