Com o objetivo de desenvolver a interface do novo Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) da União, foi composta equipe de coordenador, designer UX e engenheiro de software, sob a coordenação do Gnova, e a partir da utilização da metodologia de design thinking, para entender as necessidades dos usuários, melhorar a sua experiência e facilitar (ampliar) o acesso pelos diferentes perfis de usuários dos demais entes da Federação.
Os stakeholders envolvidos no projeto foram: Secretaria de Gestão do Ministério da Economia - SEGES (dona do problema), Laboratório de Inovação em Governo - GNova, especialistas na temática, órgãos de controle, cidadãos, fornecedores, e gestores governamentais nas diferentes esferas da Federação.
Seguindo a experiência e metodologias desenvolvidas e testadas pelo Gnova, o projeto seguiu as seguintes etapas:
Problema a ser solucionado
A etapa de definição do problema em um projeto com metodologia baseada em Design Thinking é dedicada à síntese das informações colhidas nas etapas de entendimento e observação. O objetivo da definição do problema é escolher um foco ou desafio de projeto que guiará as etapas subsequentes. A partir das necessidades mais centrais trazidas pelos diferentes grupos de usuários ouvidos, o foco definido para o projeto foi: como podemos facilitar o encontro de informações e conhecimentos necessários de contratações públicas para que a equipe do planejamento das contratações consiga se sentir segura para executar os processos de contratação, melhore a qualidade das compras e diminua o custo processual?
Resultados alcançados
Os resultados alcançados no projeto encontram-se sistematizados neste link.
Parceiro (s):
Secretaria de Gestão do Ministério da Economia - SEGES
Período:
fevereiro a novembro de 2020
Palavras-chaves:
contrato público; inovação; design thinking; Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP); experiência do usuário; administração pública; transparência pública; licitação; compras governamentais