Projeto: Portal Nacional de Contratações Públicas

Com o objetivo de desenvolver a interface do novo Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) da União, foi composta equipe de coordenador, designer UX e engenheiro de software, sob a coordenação do Gnova, e a partir da utilização da metodologia de design thinking, para entender as necessidades dos usuários, melhorar a sua experiência e facilitar  (ampliar) o acesso pelos diferentes perfis de usuários dos demais entes da Federação.

 

Os stakeholders envolvidos no projeto foram: Secretaria de Gestão do Ministério da Economia - SEGES (dona do problema), Laboratório de Inovação em Governo - GNova, especialistas na temática, órgãos de controle, cidadãos, fornecedores, e gestores governamentais nas diferentes esferas da Federação.

 

Seguindo a experiência e metodologias desenvolvidas e testadas pelo Gnova, o projeto seguiu as seguintes etapas:

 

  1. Entendimento: entendimento inicial dos problemas que o Portal ajudará a resolver na visão dos especialistas em compras.
  2. Teste da Pesquisa de Campo: preparação da pesquisa de campo, teste e melhoria do roteiro de entrevista e outras ferramentas de observação.
  3. Observação: realização de pesquisa documental e pesquisa de campo.
  4. Definição do Problema: mapeamento de problemas para ideação e prototipagem.
  5. Levantamento de material para inspiração: pesquisa prospectiva que realizou extenso levantamento de iniciativas nacionais e internacionais de portais de compras públicas e outras inspirações para subsídio à etapa de Ideação.
  6. Ideação e Prototipagem: proposição e desenho de soluções com base nos insumos gerados nas etapas anteriores.
  7. Teste e Iteração: desenvolvimento e aplicação do teste dos protótipos desenvolvidos em usuários reais do portal. A partir do teste, foram aprimorados os protótipos de baixa fidelidade.
  8. Desenvolvimento: etapa de desenho de telas de plataforma digital.
  9. Avaliação e Apresentação: Avaliação dos Resultados, mapeamento de lições aprendidas, balanço dos resultados da implementação do projeto e identificação dos próximos passos. Ajustes finais a partir da validação da SEGES.



Problema a ser solucionado

A etapa de definição do problema em um projeto com metodologia baseada em Design Thinking é dedicada à síntese das informações colhidas nas etapas de entendimento e observação. O objetivo da definição do problema é escolher um foco ou desafio de projeto que guiará as etapas subsequentes. A partir das necessidades mais centrais trazidas pelos diferentes grupos de usuários ouvidos, o foco definido para o projeto foi: como podemos facilitar o encontro de informações e conhecimentos necessários de contratações públicas para que a equipe do planejamento das contratações consiga se sentir segura para executar os processos de contratação, melhore a qualidade das compras e diminua o custo processual?

 

Resultados alcançados

 

Os resultados alcançados no projeto encontram-se sistematizados neste link

 

Parceiro (s):
Secretaria de Gestão do Ministério da Economia - SEGES

Período:
fevereiro a novembro de 2020


Palavras-chaves:
contrato público;  inovação;  design thinking;  Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP);  experiência do usuário;  administração pública;  transparência pública;  licitação;  compras governamentais