Carteira de Cursos Baseada em Tecnologia Blockchain

        O mundo atual globalizado tem, entre suas características, as transformações constantes e o aumento da competitividade, o que gera a necessidade crescente de aprimoramento de conhecimentos e habilidades, com o incremento curricular através de cursos e especializações profissionais. Passa a ser importante, portanto, para empresas e instituições que seja possível a validação ágil e segura de documentos que certificam tais formações. No cenário atual, no entanto, o que se tem é a dificuldade de validação, que como consequência produz uma brecha para o mercado de falsificações. Este Protótipo aposta em uma ferramenta tecnológica chamada Blockchain para solução desse problema.

        O Blockchain, inicialmente aplicado à área de movimentações financeiras, pode ser aplicado em diferentes áreas nas quais seja importante o aumento da segurança da informação, inclusive na emissão de documentos digitais.

        O Protótipo tem como objetivo geral: desenvolver uma estrutura para emissão de certificados referentes a cursos oferecidos por instituições de ensino utilizando a tecnologia Blockchain, interligando instituições através de uma rede de comunicação.

 

Parceiro (s):
Rogério Atem; Coordenação-geral de TI

Período:
Agosto de 2018 a Maio de 2019


Palavras-chaves:
tecnologia blockchain; carteira de cursos; segurança da informação