Promovemos conexões entre pensadores, lideranças estratégicas, comunidade de inovadores e sociedade para uma inovação transformadora de realidades.
O que é a Semana de Inovação?
A Semana de Inovação da Enap é o maior evento de inovação em governo da América Latina e uma referência para o debate sobre o papel da inovação e da transformação do setor público. Desde 2015, o evento fomenta a cultura de inovação entre os agentes públicos, promove a participação social e apresenta tendências e possibilidades para a transformação das organizações. É o momento mais esperado do ano pelo ecossistema de inovação pública, pois é uma oportunidade ímpar para profissionais, acadêmicos e entusiastas da inovação pública se reunirem em um ambiente colaborativo e dinâmico numa reflexão conjunta sobre o que a inovação pode representar na superação de desafios públicos, na construção de uma democracia sólida e representativa, no compromisso com a diversidade e o meio ambiente, e no serviço público em prol da sociedade. Vamos unir as diferenças, compartilhar ideias e aprender novas tecnologias e metodologias para inovar.
Como é a Semana de Inovação?
Realizamos uma curadoria própria, em conjunto com parceiros e especialistas, colocando no centro das discussões as grandes agendas da humanidade. A programação é composta por lideranças inovadoras renomadas atuantes em diversos setores e países, somada a paineis de discussão com especialistas diversificados que vão falar sobre as tendências e os desafios da inovação no setor público.
Qual é o formato?
Híbrido, com atividades presenciais e atividades exclusivas para participantes remotos.
Geramos uma experiência imersiva com diferentes formatos de conteúdo e atividades para compartilhar conhecimento, metodologias e realizar encontros estratégicos entre servidores públicos, instituições, mercado e sociedade civil.
Quem pode participar?
Qualquer pessoa com interesse em inovar ou que já atue no ecossistema pode participar da Semana de Inovação. Nosso público majoritariamente é de servidores, sejam federais, estaduais ou municipais.
Realizamos também chamada pública para inscrição de atividades durante o evento, que podem ser oficinas, palestras, mesas redondas, a depender de cada edição.
Vamos com a gente?
Ao trazer reflexões do mundo inteiro buscamos ampliar o debate público que aponta caminhos e soluções.Queremos reforçar a confiança de que mudanças são possíveis. Queremos inspirar as pessoas a acreditarem na transformação das instituições, do setor público, da sociedade, através da inovação.
A Semana de Inovação é realizada pela Enap, de responsabilidade de gestão da GNova Comunidades e realizada com diversos profissionais de outras diretorias. Ela é realizada também em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Tribunal de Contas da União (TCU).
Engajando e qualificando agentes públicos para a solução inovadora de desafios complexos.
A Inovação como processo de recombinação e transformação de práticas conhecidas e desconhecidas, gera valor público e atende às demandas da sociedade e ainda resulta em soluções criativas, originais e socialmente relevantes para resolver problemas antigos ou emergentes.
Os cursos com facilitadores revisitam conceitos relevantes sobre inovação, para que possam facilitar os aprendizados da cultura de inovação. São cursos que objetivam engajar as comunidades do ecossistema de inovação em governo, qualificar e apoiar agentes públicos para solucionar, de forma inovadora, os desafios públicos. Estão envolvidas pessoas e organizações interessadas no tema da inovação no setor público.
A coordenação realizou, em 2024 o curso "Métricas ágeis na inovação: a arte de medir o que importa", com carga horária de 15 horas e o curso "Facilitação de projetos de Inovação e transformação governamental com Inteligência Artificial (IA) no setor público" , com carga horária de 12 horas.
A iniciativa de formação de facilitadores promove:
Buscamos apoiar a comunidade de inovadores no setor público, construindo conhecimentos coletivamente e explorando novos formatos.
Épicos é ao mesmo tempo uma plataforma e um movimento de aprendizagem criado pela GNova (Diretoria de Inovação da Enap). Respondendo a um anseio do ecossistema de inovação em governo, a iniciativa busca de forma geral aumentar a capacidade dos servidores públicos na execução de projetos de inovação, apoiando a construção de conteúdos práticos e a sua difusão. Como principal resultado, o Épicos entrega infográficos, artigos, e-books, vídeos e outros objetos de aprendizagem, todos organizados em torno de um tema específico relevante para a prática de inovação pública. Dentre as temáticas dos épicos já publicados temos:
Tudo reunido em um repositório de conhecimento e experiências práticas.
Clique aqui para acessar o portal do Épicos.
Um serviço de ideação para apoiar equipes de servidores que possuem o objetivo de criar um espaço de promoção da cultura de inovação no serviço público.
Baseado no guia Inovação na Prática - Laboratórios de inovação pública: como e por que criá-los, o GNova Lab modulou um serviço de ideação de laboratórios de inovação em governo para apoiar equipes de servidores que possuem o objetivo de criar um espaço para promover a cultura de inovação no serviço público.
Nos propomos em até cinco oficinas de construção colaborativa, a apontar os possíveis caminhos para a criação de um laboratório de inovação em governo. Sempre de forma didática, buscamos orientar esse processo a partir de perguntas, exemplos, referências bibliográficas e reflexões mais amplas.
Além de contextualizar a inovação pública e as atividades a ela relacionadas no cenário governamental atual, também apoiamos as pessoas interessadas na reflexão sobre o quê, por quê, como, quando, onde, com quem, com quanto, e com que grau de institucionalidade criar – ou não – um laboratório. Aprofundamos também em elementos essenciais à gestão de um laboratório, como o recrutamento e a capacitação de profissionais, e a exploração de metodologias, abordagens e ferramentas.
Experimentação de novas abordagens e metodologias para entender problemas públicos e construir soluções inovadoras em parceria com equipes de servidores.
Às vezes, inovar em governo significa encontrar muitas portas fechadas. Pensando nesses momentos, desde 2020, o GNova Lab tem lançado chamadas anuais para equipes interessadas em desenvolver projetos de experimentação para enfrentamento de problemas públicos com apoio metodológico do lab.
O que é o Programa?
A cada edição do programa, o GNova Lab experimenta a aplicação de uma abordagem, metodologia ou ferramenta diferente a fim de ampliar seu repertório sobre novas formas de compreender e intervir em problemas públicos.
Os aprendizados e resultados gerados nessas experimentações servem de insumo para a produção de publicações destinadas a disseminar as metodologias utilizadas e as lições aprendidas e inspirar equipes e organizações interessadas em adaptá-las e testá-las em seus contextos, projetos e desafios de inovação.
Quem pode participar?
A cada edição do programa, o público é redefinido, mas são sempre equipes de servidores públicos.
Edições
2023 - Janela GNova - 4ª edição - Inovação Cidadã (edição em curso)
A 4ª edição do Janela GNova aposta no potencial da coprodução política entre governo e cidadania para gerar ações e soluções que melhorem a qualidade dos serviços e das políticas públicas.
O GNova Lab – Laboratório de inovação em governo da Enap, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura/OEI e o Instituto Procomum, organização da sociedade civil especializada na abordagem da inovação cidadã, abriram chamada pública para equipes de servidores do Poder Executivo federal interessadas em desenvolver experimentos baseados na abordagem da inovação cidadã.
Acesse mais informações sobre essa edição neste link!
2022 - Janela GNova - 3ª edição - CoLabs (concluída)
Público-alvo: equipes de servidores de unidades de inovação recém-criadas ligadas a órgãos dos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário pertencentes às esferas municipal, estadual ou federal.
Objetivos: estimular o desenvolvimento de competências de inovação em unidades de inovação recém-criadas para realização de projetos de forma autônoma; promover um ambiente de diálogo e trocas entre as equipes dessas unidades.
Duração
Turma 1 - 3 meses - ABR-JUL/2022
Turma 2 - 3 meses - SET-DEZ/2022
Critérios de Seleção
- Apoio dos dirigentes da organização a qual o laboratório ou unidade de inovação se vincula para participação do programa Janela GNova - CoLabs 2022.
- Disponibilidade de tempo da equipe para participar do programa.
- Governabilidade da equipe do laboratório ou unidade de inovação para desenvolvimento da proposta de projeto de inovação.
- Relevância da proposta de projeto de inovação.
- Potencial de replicação das abordagens e metodologias experimentadas durante o programa em futuros projetos.
- Tempo de criação do laboratório ou unidade de inovação.
Projetos desenvolvidos
1) LabInovaSocial- Embrapa - Inovação social na agropecuária: fazer ciência e tecnologia coletivamente.
2) NIT-Embrapa - Ampliação do acesso e uso de tecnologias sociais para agricultores familiares.
3) SEPLAG-MT - Acesso à informação para emissão do RG no Mato Grosso.
4) Labifor - Fortaleza - Empregabilidade dos jovens da periferia de Fortaleza na área de TI.
5) InovInmetro - Comercialização e qualidade de cabos e fios elétricos nos marketplaces.
6) Social@b-DF - Melhoria do acesso às políticas de assistência social pelos usuários do SUAS no DF.
7) Lab RE-SET-RN - Educação fiscal nas escolas do Rio Grande do Norte e além.
8) JudLab-TJ-SC - Melhoria do atendimento ao cidadão pelo Poder Judiciário de SC.
9) CESU-UFPI-Teresina - Articulação de atores para aceleração de inovação urbana em Teresina.
10) TransformaGov-SEGES-ME - Reunião de saberes e conteúdos sobre o compartilhamento de imóveis da União.
Metodologia experimentada
Jornada de experimentação desenhada com base no design thinking, contendo dois ciclos:
Ciclo do explorar - Focado na investigação aprofundada do contexto do problema a fim de definir um recorte estratégico para a construção da solução.
Ciclo do fazer - Focado na criação de um protótipo de solução para enfrentamento do problema, que pudesse ter seu valor testado.
Durante 3 meses, equipes de labs vivenciaram uma jornada de experimentação, a partir de um problema real, por meio de encontros virtuais em formato de oficinas e clínicas semanais:
Oficinas - Ambiente coletivo para discutir os fundamentos teóricos de abordagens e ferramentas de inovação e treinar a aplicação dessa teoria em projetos reais.
Clínicas - Sessões exclusivas para esclarecer dúvidas e prestar orientações específicas ao contexto de cada equipe.
Produtos
CoLabs 2022 - Objetivos e resultados
2021 - Janela GNova - 2ª edição (concluída)
Público-alvo: equipes de servidores, preferencialmente, do Poder Executivo federal
Objetivos: experimentar a aplicação de novas abordagens (design sistêmico e insights comportamentais) para a construção de soluções para problemas públicos; produzir conhecimento que amplie a capacidade de inovação do setor público para resolver problemas da população brasileira.
Parceiro: UNFPA
Duração: 6 meses - ABR-OUT-2021
Critérios de Seleção
- Configuração do problema e sua aderência às metodologias e abordagens propostas.
- Abrangência do projeto e possibilidade de atuação conjunta com outros órgãos, entidades ou entes federativos.
- Potencial de geração de valor para a sociedade.
- Disponibilidade da equipe demandante em participar de todo o processo de desenvolvimento das inovações para o problema público.
- Compromisso da instituição proponente e seus dirigentes com o desenvolvimento do projeto de inovação.
- Potencial de institucionalização de unidades de inovação ou replicação futura de abordagens de inovação no âmbito da organização parceira.
Projetos desenvolvidos
1) Acolhimento de crianças e jovens - Ministério da Cidadania
2) Inclusão produtiva de agricultores familiares - Ministério da Cidadania
3) Engajamento de servidores públicos - Enap e SGP-Ministério da Economia
Metodologias experimentadas
Design sistêmico e Insights Comportamentais
Produtos
Relatório do Projeto Crescer em Família
Relatório do Projeto Rural Inclusivo
Relatório Engajamento de Servidores Públicos no Trabalho
Livro Design sistêmico: abraçando a complexidade no setor público
Livro Insights comportamentais para o diagnóstico e desenho de políticas públicas
2020 - Janela GNova - 1ª edição(concluída)
Público-alvo: equipes de servidores do Poder Executivo federal
Objetivos: apoiar equipes na geração de soluções para problemas públicos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; ampliar capacidades de inovação no setor público.
Parceiro: PNUD
Duração: 4 meses - MAI-SET/2020
Critérios de Seleção
- Aderência à promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
- Disponibilidade da equipe demandante em participar de todo o processo de desenvolvimento das inovações para o problema público.
- Compromisso da instituição proponente e seus dirigentes com o desenvolvimento dos projetos de inovação.
- Potencial para experimentações e geração de valor para a sociedade.
Projetos desenvolvidos
1) Adaptação ao teletrabalho - LA-BORA! gov do Ministério da Economia
2) Busca de pessoas desaparecidas - Ministério da Justiça
3) Simplificação de atos normativos - ANA
4) Ampliação do acesso ao benefício previdenciário pelo segurado especial - AGU e TRF1
Metodologias experimentadas
Design thinking e imersão ágil
Produtos
Relatórios do Projeto Perfis - Quem é você no trabalho remoto? (LA-BORA! gov-ME)
Relatórios do Projeto Perséfone (Ministério da Justiça)
Relatório do Projeto Inovação nos Atos Normativos (ANA)
Mapa de Insights do Projeto Segurado Especial Rural ( AGU e TRF1)
Mural de Ideias do Projeto Segurado Especial Rural ( AGU e TRF1)
Pitch do Projeto Segurado Especial Rural ( AGU e TRF1)
Livro Entre mergulhos, respiros e respingos: inovação pública para aprendizagem coletiva
Facilitamos a identificação de tendências de mudanças comportamentais, uma condição essencial para que a inovação pública se concretize.
Sabemos que a participação de servidores (as) públicos (as) em projetos e programas de inovação tem sido uma realidade ao longo do tempo e o quão desafiador é acompanhar de modo processual o desenvolvimento do comportamento inovador desses agentes em seus diferentes contextos de prática no serviço público.
Será que ao participarem desses projetos, os (as) agentes adquirem competências essenciais para a inovação? Será que transformam seus comportamentos de como “fazer política pública” frente a problemas públicos que exigem pensar e agir inovadores?
Para tentar responder a essas questões, o GNova Lab desenvolveu a Escala Comportamental para Inovação Pública (ECIP).
Mas por que o foco na mudança comportamental de servidores (as) é tão importante?
É pela mudança no comportamento, por meio da aquisição de novas competências para inovação por parte de um grande número de servidores (as), que a inovação pública ganhará escala em programas e políticas públicas, otimizando as entregas à sociedade e, ao mesmo tempo, propiciando um ambiente favorável ao surgimento de uma cultura para inovação.
Quem pode utilizar essa ferramenta e quando?
A ECIP foi desenvolvida para ser utilizada por qualquer pessoa que tenha interesse em avaliar a mudança de comportamento para inovação em políticas públicas de equipes. Você pode trabalhar em âmbito nacional, regional, ou governo local, com programa/projeto das diferentes temáticas e em uma equipe multidisciplinar.
A ECIP pode ser usada quando for relevante avaliar os estágios de mudanças comportamentais de servidores (as) públicos (as) que atuem em projetos e programas de inovação ao longo do tempo. Isso porque, ao desenvolver a ferramenta, partimos do pressuposto de que a mudança comportamental exige tempo de maturação. Assim, a metodologia envolve medir o comportamento inovador em três diferentes momentos do projeto.
Para saber mais sobre a ECIP acesse o toolkit aqui.
Como utilizar
Para facilitar o uso e manuseio da Escala, está disponível pela Enap uma plataforma on-line desenvolvida para facilitar sua aplicação da Escala por meio deste link. Esta ferramenta foi pensada e desenvolvida para ser usada quando for relevante avaliar os estágios de mudanças comportamentais de servidores (as) públicos que atuem em projetos e programas de inovação ao longo do tempo. Partimos do pressuposto de que a mudança comportamental exige tempo de maturação, logo a ECIP mede o comportamento inovador em três diferentes momentos do projeto:
Cada participante do projeto/programa de inovação deverá responder, impreterivelmente, à Escala Comportamental para Inovação Pública - ECIP nos três momentos mencionados acima. Caso o participante deixe de responder a um dos tempos, não será possível incorporar seus dados ao Template de Análise.
A Escala Comportamental para Inovação Pública é composta por 22 itens; 6 fatores/competências e opções de respostas a partir dos 6 estágios do modelo transteórico de mudança.
Após o preenchimento do questionário por todos (as) os (as) participantes nos três tempos (T1, T2 e T3), o template de análise irá gerar automaticamente o gráfico de barras com a pontuação média por competência e a pontuação média total. Durante o processo, o (a) gestor (a) ou a instituição pode ter acesso ao diagnóstico inicial, ao comportamento da equipe ao final do projeto e à mudança ocorrida na equipe após seis meses do encerramento do projeto (T3).
Embora o instrumento possa ser utilizado para medir comportamentos individuais e a medida seja respondida por cada pessoa, a metodologia que propomos tem como foco medir o comportamento das equipes. Você verá que os dados já aparecem de forma agrupada quando acessar a ferramenta.
Você, gestor (a) do projeto, deve se cadastrar para utilizar a ECIP, e após o login na página inicial, receberá um link de acesso aos questionários a serem aplicados em cada um dos tempos (T1, T2 e T3) e aos templates de análise desses dados..
Ficou interessado(a) na aplicação da ECIP?
Cadastre-se e realize seu login.
Usamos ciência, tecnologia e arte como instrumentos para reflexão e transformação do Estado e do Brasil.
A iniciativa da Biblioteca do Futuro nasce da necessidade e do desejo de transformar a Biblioteca Graciliano Ramos, da Enap em um espaço de construção de conhecimento, colaboração e inovação.
Partimos da premissa da ‘pessoa acervo’, considerando que somos detentores de conhecimento passível de compartilhamento e transformação. Somos ao mesmo tempo um organismo, uma ferramenta e, também, um acervo de conhecimentos que podem transformar o mundo à nossa volta. Garantir o acesso e uma estrutura que sistematize o compartilhamento desse conhecimento é ação primordial das bibliotecas do futuro.
As quatro dimensões definidas para o projeto são: inovação e soluções para o futuro; compartilhamento; biblioteca viva; acesso e democratização.
As atividades incluem oficinas, palestras, experiências artísticas e culturais, divididas em quatro eixos temáticos:
Acompanhe as novidades nos canais de comunicação da GNova e da Enap.
Entre em contato com: biblioteca@enap.gov.br
Troca de saberes para criar um senso de pertencimento e compromisso mútuo com a Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável.
O Cidades que Transformam é uma iniciativa que promove a troca de diferentes saberes para criar um senso de pertencimento e compromisso mútuo de servidoras e servidores públicos com a Agenda 2030 das Nações Unidas.Ao participar, agentes públicos municipais contam com o apoio técnico e metodológico da Enap e instituições parceiras para identificar e solucionar desafios para a construção de cidades inclusivas, diversas e empreendedoras.Criado em 2021, o Cidades vem cumprindo papel relevante na formação de agentes públicos em competências atinentes à inovação e em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável, como inclusão produtiva, segurança alimentar e mobilidade urbana.
Quer saber mais sobre o Cidades que Transformam? Clique aqui
Aceleração e mentoria de equipes para o desenvolvimento de competências e capacidades de inovação.
É um programa de aceleração e mentoria de equipes para o desenvolvimento de competências e capacidades de inovação no enfrentamento de problemas públicos complexos, por meio de projetos de inovação.
Queremos elevar as competências de equipes de governo para inovar de forma estratégica, ágil e sustentável.
Como é o programa?
A jornada CoLabs inclui desde atividades de gestão para aceleração dos times, entendimento e recorte do problema e testes de potenciais soluções, até o acompanhamento dos desdobramentos das ações e projetos desenvolvidos. O foco do programa é ofertar atividades práticas, mão na massa, com participação ativa e colaborativa das equipes selecionadas. O Programa é organizado em 3 módulos:
O Módulo de Gestão para Aceleração de Equipes busca ampliar as capacidades de gestão das equipes de inovação no setor público, dando ferramentas para que possam promover e liderar processos de inovação em seus laboratórios.
O Módulo de Metodologias de Inovação tem o objetivo de gerar capacidades para desenvolvimento de projetos por meio de metodologias de inovação baseadas em Design, como trabalho colaborativo, criativo e interativo fornecendo ferramentas e estruturas para identificar oportunidades, gerar novas ideias e desenvolver produtos e serviços inovadores.
O Módulo de Mentoria tem como objetivo dar suporte técnico e especializado para acompanhar os desdobramentos das ações e projetos desenvolvidos durante a jornada de inovação, melhorando as habilidades da equipe, aumentando as chances de sucesso e criando uma base sólida para o crescimento e a sustentabilidade a longo prazo.
Qual é o formato?
100% online, com encontros síncronos (oficinas mão na massa), conteúdo EaD e reuniões de customizadas.
Quem pode participar?
Equipes de unidades de inovação do governo ou equipes de servidores públicos com perfil, potencial e motivação para inovar.
Tem certificação?
Ao final do programa, cada participante receberá certificação avançada da Enap em Práticas Inovadoras para Soluções de Problemas Públicos com carga horária estimada de 110 horas.
Edições
2023 - Inscrições finalizadas
Veja aqui as unidades de inovação que foram selecionadas para o CoLabs de 2023.
2022 - Concluída
Veja aqui como foram os projetos desenvolvidos durante o CoLabs 2022.
Incentivar a inovação, reconhecer e valorizar equipes de servidores públicos que se dedicam a repensar atividades cotidianas.
Investir em inovação no setor público é promover uma gestão mais ágil, transparente e responsiva às necessidades dos cidadãos e cidadãs.
Desde 1996, o Concurso Inovação no Setor Público tem sido um espaço de reconhecimento e valorização de servidores e empregados públicos que se destacam pela criatividade e proatividade em suas iniciativas para a
melhoria do serviço público.
Além disso, o concurso vem impulsionando a implementação de ideias inovadoras e disseminando soluções em todas as esferas governamentais. Ao longo dessa trajetória, já foram premiadas cerca de 450 iniciativas.
Quer acompanhar as edições do concurso, em andamento e encerradas? Clique aqui.
Quer conhecer as iniciativas vencedoras? Clique aqui.
Quer entrar em contato? Mande um e-mail para concurso.inovacao@enap.gov.br
Oferecemos ajuda aos gestores públicos para lançamento de Desafios, com acesso ao nosso toolkit, mentorias e suporte na gestão do projeto.
A Desafios é uma plataforma de inovação aberta que busca solucionar problemas públicos por meio da participação da sociedade.
Uma iniciativa como essa busca trazer mais inovação para o país e tem a GNova, Diretoria de Inovação da Enap (Escola Nacional de Administração Pública), como protagonista desse movimento.
O objetivo? Oferecer ajuda aos gestores públicos para inovar lado a lado com a sociedade, porque a inteligência coletiva tem muito mais potencial de surpreender. E inovar está ao alcance de qualquer pessoa.
Acreditamos que inovação aberta é um caminho para a solução de problemas públicos. Além de ser uma ótima forma de explorar novas perspectivas e encontrar caminhos que outros modelos de trabalho não permitiram encontrar. É por meio de processos de inovação aberta que novas ideias e novos projetos surgem, transformando o que antes era um problema em soluções inesperadas, com benefícios para todos.
Brasil, um país inovador. Desde sempre.
Alberto Santos Dumont foi um brasileiro que representou muito bem a criatividade tão natural a todos nós. Do chuveiro de água quente ao 14-Bis, o cientista e inventor sempre buscou por meio da inovação descobrir novas rotas para suas invenções: famosos balões (os Dirigíveis), novos motores, propulsores, hélices e trens de pouso, diferentes aeroplanos. Tudo isso, inovação de um brasileiro, o pai da aviação - ou poderíamos aqui chamar de pai da inovação?
Nos últimos 10 anos, diversos governos ao redor do mundo têm instituído plataformas de inovação aberta para criar soluções menos óbvias. Essas experiências se mostraram bastante eficientes para aumentar o nível de conhecimento e engajamento das pessoas e, assim, acelerar mudanças, trazendo novas alternativas para problemas complexos.
Quer se juntar?
Se você faz parte do governo e quer propor um desafio de inovação aberta, entre em contato no nosso ambiente voltado para governo e descubra por onde começar. https://desafios.enap.gov.br/pt/governo/
Agora, se você quer construir soluções fora do comum, impactar a realidade do país e concorrer a prêmios, confira os desafios abertos, monte seu time e se prepare para fazer a diferença. https://desafios.enap.gov.br/pt/
Quer entender como criar um desafio de inovação aberta? Entre em contato com desafios@enap.gov.br
Caso queira propor um desafio de inovação aberta voltado a Inteligência Artificial, entre em contato pelo email: liia@enap.gov.br
O FUTURO COMEÇA AGORA - Um serviço público de qualidade começa com os talentos certos nos lugares certos.
Um serviço público de qualidade começa com os talentos certos nos lugares certos.
O Programa Líderes que Transformam é um serviço que tem como objetivo melhorar a escolha de pessoas para ocuparem cargos de livre provimento, também conhecidos como cargos em comissão, a partir de processos prévios de recrutamento e pré-seleção por competências.
Com metodologias inovadoras e alinhadas às melhores práticas, a Enap atrai, seleciona e faz o match entre os melhores profissionais e posições estratégicas de governo, em processos seletivos com equilíbrio entre competência e confiança.
O serviço pode ser acessado pela plataforma que atende tanto às instituições que querem selecionar lideranças quanto às pessoas que querem se candidatar às pré-seleções conduzidas pela Enap.
Se a sua instituição acredita em um setor público cada vez mais inovador e com foco nos resultados para a sociedade, saiba como utilizar o serviço da Enap para encontrar as melhores lideranças.
Se você quer encontrar novos desafios profissionais, nossa plataforma apresenta oportunidades e vagas para servidores(as) públicos(as) de qualquer das esferas e Poderes e para profissionais sem vínculo com a administração pública.
Se você acredita em um setor público cada vez mais inovador, profissionalizado e com foco nos resultados para o cidadão, faça parte desta transformação.
Fique por dentro de tudo. De tudo mesmo.